1- CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CRACK E OUTRAS DROGAS PARA MÉDICOS ATUANTES NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) E NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF).
OBJETIVO GERAL Qualificar profissionais médicos da rede básica para o atendimento de usuários de crack e outras drogas.
Modalidade do curso: Presencial
Carga horária: 120 horas
Público-alvo: Médicos atuantes no PSF e no NASF
Alunos: 60
Ementa: Política nacional de saúde mental, álcool e outras drogas. Rede de atenção em saúde mental. Conceitos gerais de dependência, uso abusivo, intoxicação e abstinência. Noções de psicopatologia e nosologia psiquiátrica. Caracterização de efeitos de álcool, tabaco, cocaína e crack, cannabis, anfetaminas, alucinógenos. Condutas gerais e tratamento medicamentoso de intoxicação, uso abusivo e abstinência ao álcool. Condutas gerais e tratamento medicamentoso de intoxicação, uso abusivo e abstinência a cocaína e ao crack. Critérios clínicos para internação de usuários de crack e outras drogas. Redução de danos. Abordagens psicossociais em crack e outras drogas. Intervenções breves na atenção básica.
2 -CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ATENÇÃO INTEGRAL PARA USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS PARA PROFISSIONAIS ATUANTES EM HOSPITAIS GERAIS (HG)
OBJETIVO GERAL Qualificar profissionais da saúde para o atendimento de usuários de crack e outras drogas em hospitais gerais.
Modalidade do curso: Presencial
Carga horária: 60 horas
Público-alvo: Profissionais atuantes em Hospitais Gerais
Alunos: 60
Ementa: Política nacional de saúde mental e álcool e outras drogas. Rede de atenção em saúde mental. Caracterização de crack e álcool: efeitos e agravos clínicos do uso crônico, intoxicação aguda e abstinência. Conceitos gerais de dependência, uso abusivo, intoxicação e abstinência. Caracterização de efeitos de cocaína, crack e álcool. Identificação de gravidade em abstinência e intoxicação ao álcool. Complicações da intoxicação e abstinência ao crack, ao álcool e cocaína. Condutas clínicas em quadros de abstinência, intoxicação. Manejo e abordagem de usuários de crack outras drogas no hospital geral.
3 -CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE INTERVENÇÃO BREVE (IB) E ACONSELHAMENTO MOTIVACIONAL EM CRACK E OUTRAS DROGAS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E REDUTORES DE DANOS E OUTROS AGENTES SOCIAIS
OBJETIVO GERAL Qualificar Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos e de Assistência Social para o atendimento de usuários de crack e outras drogas.
Modalidade do curso: Presencial
Carga horária: 60 horas
Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos e de Assistência Social
Alunos: 120 (2 turmas de 60 alunos cada)
Ementa: Princípios básicos da IB e a IB passo a passo; Como motivar usuários com consumo de risco; Estratégias de IB para usuários de drogas específicas: crack e cocaína,álcool, tabaco, maconha e outras; Estratégias de IB para diferentes populações; A IB na Unidade Básica de Saúde, no serviço de emergência e no hospital geral; As experiências brasileiras no uso de IB para pessoas com uso de risco, abusivo ou dependência de álcool e outras drogas.
4 - CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE CASOS E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS PARA PROFISSIONAIS DAS REDES SUS E SUAS
OBJETIVO GERAL Qualificar profissionais das redes SUS e SUAS para a aplicação das técnicas de Gerenciamento de Casos (GC) e de Reinserção Social (RS) com foco em usuários de drogas, tendo como meta sua reinserção na comunidade.
Modalidade do curso: Presencial
Carga horária: 60 horas
Público-alvo: Profissionais das Redes SUS e SUAS
Alunos: 60
Ementa: A identificação do padrão de uso de crack e outras drogas e o seu impacto sobre as diversas esferas da vida do usuário, com o objetivo de promover o encaminhamento adequado à sua necessidade; A identificação dos recursos comunitários existentes e a sua articulação, com o objetivo de promover um fluxo integrado de encaminhamentos entre os diferentes níveis de complexidade de atenção; A identificação das condições sociais do usuário (avaliação social), seus interesses, potencialidades e expectativas para a elaboração de um novo projeto de vida com vistas a reinserção social.